Fórum Permanente - UNICAMP
Os Fóruns Permanentes existem desde 2003. Visando o
desenvolvimento cultural, social e econômico do país, eles foram
concebidos para propiciar o intercâmbio de experiências e pesquisas
feitas por profissionais e estudantes da Unicamp e profissionais de
outras instituições da sociedade. Ou seja, os Fóruns Permanentes se
caracterizam por ser um espaço de integração entre a comunidade interna
da Unicamp com a comunidade externa à Unicamp.
Em 2011 foram tomadas duas medidas no sentido de otimizar a divulgação
dos debates: os Fóruns passaram a ser transmitidos via Web, e os
slides, resumos ou textos são apresentados e estão sendo organizados em
uma biblioteca virtual
Matéria divulgada pelo Fórum Permanente sobre o Seminário
O X Seminário Internacional Paulo Freire, que faz parte do Fórum
Permanente de Arte, Cultura e Educação, reuniu, em dois dias, no
Auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, docentes, pesquisadores
e admiradores, provenientes de Campinas e de diversas regiões do Brasil
e do mundo.
Realizado pela Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) e pelo Instituto de
Artes (IA), o evento teve, também, o apoio do Grupo Gestor de Benefícios
Sociais (GGBS), da Biblioteca Popular Paulo Freire e do Sindicato dos
Trabalhadores da Unicamp (STU).
A abertura oficial do Seminário, no dia 18/09, foi realizada às 13h. Na
ocasião, a mesa solene foi composta pelo coordenador e idealizador dos
seminários, Francisco Genézio Lima de Mesquita; o diretor do STU,
Antonio Alves; o diretor do IA, Prof. Dr. Esdras Rodrigues Silva; a
coordenadora dos Fóruns Permanentes, Profa. Dra. Carmen Zink; o
professor-titular da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) e
ex-reitor da Unicamp, Prof. Dr. José Tadeu Jorge; e o Coordenador do
GGBS, Edison Lins.
A partir do tema, "Paulo Freire: Patrono da Educação Brasileira", foram
realizadas mesas-redondas, com a presença de pesquisadores, estudantes e
docentes brasileiros e estrangeiros, de países como Argentina, Portugal
e Haiti. Eles discutiram e refletiram sobre o uso da metodologia de
Paulo Freire em pesquisas, em projetos de extensão e na compreensão e na
transformação da realidade dos países latino-americanos.
Outro ponto de destaque foi o debate acerca da importância e da dimensão
dos seminários em âmbito regional e mundial. Um dos atributos para esse
grande reconhecimento é a atualidade das propostas e das reflexões de
Paulo Freire.
Entre as homenagens prestadas, também ocorreram apresentações culturais,
a exemplo da preparada pela professora do Departamento de Música do IA,
Profa. Dra. Maria José Dias Carrasqueira de Moraes que tocou músicas ao
piano, no dia 18, e da apresentação de Cordel, intitulada "A Vigência
do Pensamento Freireano no Século XXI", no dia 19. O evento celebrou uma
data importante: o nascimento do filósofo, que, no dia 19, completaria
91 anos.
A partir da realização das últimas dez edições do Seminário, seus
organizadores tiveram o objetivo de conseguir reunir admiradores da
metodologia de Paulo Freire, espalhados pela América Latina e pelo
mundo, para manter vivos seus ensinamentos e sua memória. Após anos de
tradição, o evento conseguiu se consolidar como um dos Fóruns
Permanentes da Unicamp. Para Genézio Lima de Mesquita, esse
reconhecimento, porém, ainda não é suficiente. "Como o Paulo me deu essa
missão, eu trabalhei nela. Ainda não estou no patamar que eu deveria
estar, e para eu chegar onde quero, vou ter que trabalhar muito", diz.
Sobre Paulo Freire:
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife, no dia 19/09/1921.
Considerado um dos pensadores de maior prestígio da área da Pedagogia, o
filósofo e educador ganhou destaque em sua atuação na área da educação
popular, voltada para a escolarização e para a consciência política.
Sua principal obra foi o livro "Pedagogia do Oprimido", no qual defende o
diálogo com pessoas simples, apresentando um método de alfabetização
dialético.
O "Método Paulo Freire", desenvolvido para a alfabetização de adultos,
teve sua primeira experiência no Estado do Rio Grande do Norte, em 1962,
onde 300 trabalhadores foram alfabetizados em 45 dias. Esse método
ganhou atuação e reconhecimento internacionais.
Durante o período ditatorial (1964-1985), Paulo Freire é exilado,
chegando a morar na Bolívia, no Chile, nos Estados Unidos e na Suíça.
Ele volta ao Brasil somente na década de 80 - período no qual passa a
atuar na PUC-SP e na Unicamp. Foi, também, Secretário da Educação da
Prefeitura de São Paulo entre os anos de 1989 e 1991. Morreu em 1997,
aos 75 anos.
Paulo Freire é reconhecido pelo Congresso Nacional como patrono da
educação brasileira, de acordo com a Lei nº 12.612, sancionada em
13/04/2012.
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ResponderExcluirAdriana